XPL V - Comunidade FiveM de Roleplay

Bem Vindo

Antes de mais, agradecemos a tua presença. Se estás a ver isto, és um elemento primordial na nossa comunidade. Serás dos poucos a ter a oportunidade de contribuir para o começo de algo novo, orientado à ti e a outros como tu.

Como tal, a administração agradece-te pelo teu tempo e interesse.

Sobre Quê?

Toda a comunidade tem como núcleo o FiveM, uma modificação para o jogo GTA V que permite jogar o jogo online em servidores comunitários. Estes servidores variam no estilo de jogo, e são extremamente diversos. Um dos ‘modos de jogo’ mais populares é o Roleplay(RP), um modo que consiste em transmitir uma experiência semelhante a da vida real para o jogador, onde o próprio jogador constrói uma identidade que personifica ao longo da sua estadia no servidor.

Quem Somos?

A comunidade XPL V, é livre e aberta a quaisquer membro interessado no que nós iremos expôr abaixo. Todos os nossos membros são o foco da comunidade, os seus problemas são os nossos problemas, e os seus desejos são, e sempre serão os nossos objectivos.

A administração é constituída por uma assembleia de individuos com experiência vasta em areas diversas, compondo uma base sólida de conhecimento, e acima de tudo gosto por ir mais além, não se limitando ao que já existe, não aceitando o “não é possível” como resposta. Estamos sempre atentos ao detalhe, sempre dispostos a aprender, e prontos a colaborar para beneficio da nossa comunidade, e das comunidades que partilham dos mesmos ideais.

Porquê?

Para entender o porquê de existirmos, e de termos os objectivos que temos é preciso compreender o panorama actual do que significa jogar em servidores de Roleplay no FiveM actualmente. Para quem o faz, não terá quaisquer problema em identificar uma série de problemas. Iremos falar brevemente sobre uma série deles abaixo, mas por agora, resta dizer que estes problemas afectam severamente a experiência de muitos jogadores. Apenas os jogadores mais persistentes, e com gosto real pelo roleplay, conseguem ignorar todos esses problemas, e aproveitar a experiência. A verdade é que muitos deles, se tornaram tão habituados a estes problemas, que já não os consideram problemas, mas parte do jogo. Isto não é completamente verdade.

Na realidade, não existe nenhum jogo, standalone ou mod que providencie de uma experiência de roleplay unificada, amigavél e completa. Para quem realmente conhece o estilo de jogo, certamente já o encontreu em todo o lado. Desde os MMO onde existem sempre grupos de jogadores focados no RP, ao San Andreas Multiplayer(modificação com um objectivo similar ao FiveM, mas para GTA: San Andreas) e passando por todos os menos conhecidos tais como Garry’s Mod e Onset.

No entanto, todos estes jogos sofrem dos mesmos problemas, ou porque o seu foco não é o roleplay, ou porque não conseguem apresentar a experiência que um jogador comum iria esperar ao jogar o seu novo jogo pela primeira vez.

Antes de falarmos do que realmente procuramos fazer, e como é importante mencionar que tudo isto é um processo demorado, muito complicado, e requer um esforço constante. Exige trabalho por parte de toda a comunidade, e acima de tudo por parte da nossa administração, que tem os seus próprios trabalhos, e cede parte do seu tempo livre para tornar isto possível.

Mas que problemas existem?

É dificil identificar problemas, não tendo uma base de referência. É o equivalente à alegoria da cave, não é facil reconhecer para quem viu sombras durante toda a sua existência, que exista algo mais que isso, que exista uma realidade mais completa, outros problemas, e outras soluções. Esta linha de pensamento é a base não só para identificar os problemas, mas acima disso para encontrar as suas soluções.

Técnicos:

Não será dificíl enumera-los, a maioria prende-se ao reuso do conteudo comunitário, geralmente criado por pequenos artistas, grande parte deles sem experiência profissional. Outros estão diretamente ligados às limitações do motor de jogo do GTA V e outros à dificuldade em saber precisamente como o GTA V funciona. Resumindo:

  • Falta de responsividade do jogo (lag, baixos fps). Associado frequentemente a fraca qualidade das extensões que utilizam, e ao uso abusivo destas extensões e da coordenação entre elas, a maior parte dos servidores apresentam latência elevada, e os jogadores tem uma responsividade do jogo muito reduzida.

  • Listas de espera enormes para entrar no jogo. Devido à falta de escalabilidade, muitas vezes limitada a um unico servidor, os servidores mais populados apenas têm capacidade para uma percentagem muito pequena dos jogadores que procuram lá jogar.

  • Falta de persistência. Carros e outros objectos desaparecem e deixam de existir, quebrando completamente o fluxo da simulação. Na realidade um carro não desaparece e reaparece, e o mesmo acontece com quaisquer outro objecto.

  • Bugs e Cheats. Não é facil encontrar um servidor no qual se possa completar uma sessão de jogo sem os encontrar. Devido à falta de tolerância a falhas e falta de atomicidade, resultante de uma má arquitetura do software que conduz o servidor, o jogador é victima constante destes bugs, causando não só desiquilibrios significativos no jogo, mas falhas graves capazes de comprometer a jogabilidade para todos os jogadores. A falta de transacções permite comprometer o estado do servidor de diferentes formas, duplicando armas, carros, etc. E ainda pior, a falta de autoridade no servidor, particularmente em conjunto com o ponto mencionado anteriormente, permite aos jogadores pior intencionados criar armas, veículos e utilizar todo o tipo de poderes que destroiem a experiência para todos os outros jogadores.

  • Falta de Autonomia. Devido à barreira de conhecimento associada, os responsáveis por grande parte dos servidores não toma responsabilidade por todo o software do servidor (FXServer que é open-source) mas apenas pela criação de ‘scripts’ que correm no mesmo. Quando uma funcionalidade não é possível dentro dos ‘scripts’, é descartado, apesar de todo o codigo do servidor estar disponível para contribuições externas, ou modificação para uso próprio.

  • Falta de funcionalidade e fraca jogabilidade. Não é facil adicionar funcionalidades para tudo o que queremos transmitir para o jogo como um acção que tomariamos na realidade. Certas acções dependem do bom senso de jogador e não podem ser implementadas como uma mecanica de jogo. Por exemplo o jogador pode querer descrever uma acção ou caracteristica, que as funcionalidades do jogo não permitem representar. No entanto, todas as acções que realmente tem consequências para o jogador, são, e devem ser integradas no jogo e parte do gameplay. È inumera a lista de regras que os servidores utilizam para limitar os possíveis comportamentos do jogador e pior que isso é a frequencia com a qual é necessário um supervisor falível para discernir se o jogador cumpriu ou não cumpriu as regras. A realidade é que todas estas regras são passíveis de ser implementadas diretamente como mecanicas do jogo, e geridas através da optimização do jogo de forma a definir o nível de risco-recompensa necessário para motivar ou desmotivar os jogadores a terem essas atitudes.

Pessoais:

Nem toda a gente que joga o jogo tem a mesma maturidade, e em parte, isto resulta em diversos problemas que atravessam toda a hierarquia de uma comunidade. A necessidade de interacção e a presença de conflitos interpessoais é frequentemente responsável por prejudicar a experiência do jogador. A necessidade por vezes de comprometer determinada situação para beneficio de outrem, leva certas pessoas a tomarem atitudes erráticas e a comprometer diversas situações de jogo, tais como:

  • Sair do jogo para evitar uma situação desagradavel.
  • Utilizar as regras do jogo para esconder dificuldades técnicas do jogador, ou criar situações de jogo favoráveis, ao invés de depender de um uso adequado das mecanicas do jogo.
  • Abuso de poder por parte de administradores aos quais é dado poder de júri, e por vezes decisões incorrectas que derivam da falabilidade das regras criadas.

Económicas:

Não é facil nem barato providenciar de tudo isto aos jogadores, quanto mais, procurar uma resolução para algum dos problemas mencionados acima. Exige um sacrificio real por parte da administração de uma comunidade, e uma contribuição por parte dos membros com o intuito de suster as despesas recorrentes do servidor. Os profissionais necessários a resolver os problemas técnicos mencionados são relativamente caros(de multiplas dezenas a centenas por hora) e nem sequer é possível legalmente contrata-los para fazerem este trabalho. É realmente necessária a boa vontade destes profissionais para que tomem parte de um projecto no qual nunca serão pagos. Só o verdadeiro gosto e vontade de contribuir o permitem.

Neste momento, é importante esclarecer, com detalhe os termos e condições de uso do FiveM:

No financial profit shall be derived by the Users from any derivative of, or third-party service,
User Generated Content, or Game Server for FiveM, the Game Services, or other entities
stated in these Terms, except as expressly permitted by CitizenFX. Entities with permission
may be included under ADDENDUM D: LIST OF EXCEPTIONS FOR TERM ‘8’.
Addendum D:
• Don’t try to make money off FiveM in any shady fashion. Covering costs incurred from third
parties (server rent, product licensing, …) is fine, however any additional profit (including
‘donations’ other than to cover immediate costs or buying assets to convert to UGC) is not.
• Do not advertise any commercial product (such as VPS hosting, dedicated server hosting, vehicle
packs, etc.) using the FiveM brand, or any other related brands.
• Share your contributions to the client/server code.
• Don’t try working around any protections in the client, or somehow working around our online
services.
• Don’t be evil.
• Share your discoveries about the game, or other things that seem interesting. Nobody likes it
when you keep things to yourself.
• When asking for help, be clear.

Possível excepção que permite a monetização através dos serviços do FiveM, mas que actualmente é ilegal em muitos países devido às leis de propriedade intelectual.

• Any approved transaction through built-in commerce functionality in FiveM.

Acima de todos estes termos, o simples facto de que não é permitido de forma alguma fazer dinheiro com o GTA V, devido a leis de direitos de autor, não existe forma de garantir um modelo de funcionamento rentável para estas comunidades. Apesar de muitas obterem lucros ilegais com doações, compras de acessórios no jogo, estatutos VIP, as comunidades corretas não poderão fazer mais do que o suficiente para pagar as despesas de alojamento e licensiamento do servidor e suas ferramentas. E a unica forma moral de o fazer, é apresentando aos jogadores as despesas de forma transparente.

Fora toda esta questão, existem diversos problemas com o próprio jogo resultantes das compras externas ao jogo tais como:

  • Jogadores com dinheiro fora do jogo podem comprar beneficios que os tornam melhores que outros jogadores, o que vai contra a motivação base de muita gente que procura jogar este tipo de jogo.

  • Estatutos VIP diferenciam os jogadores, como mais ou menos importantes dando-lhes vantagens como entrada imediata nos servidores ou dinheiro. A justificação para tal por parte das comunidades é geralmente que a contribuição monetária deles deve ser reconhecida, no entanto… A existência destas recompensas é o motivo pelo qual estas pessoas contribuiram para a comunidade, e isto é uma transacção, não é uma doação e não promove o verdadeiro espirito de comunidade.

  • Desiquilibrio completo da economia e jogabilidade. Quando é possível injectar dinheiro ou beneficios para alguns, será impossível garantir uma igualdade de oportunidade, e uma progressão optimizada para os jogadores. Não só porque quem investe no jogo será melhor, mas também porque quem gere o servidor poderá tirar vantagem de todas estas funcionalidades gratuitamente.

Mas é possível?

Sim, é possível resolver a maior parte destes problemas, e minimizar os outros, e é isso que nós vamos fazer. Futuramente vamos adicionar aqui a nossa lista de soluções.